Dúvidas sobre lareiras a etanol

Preciso fazer uma chaminé? – As lareiras a álcool não fazem fumaça. Por isso não há necessidade de dutos de exaustão ou chaminé, isso também possibilita você colocar a lareira no meio da sala.

A lareira esquenta o ambiente ou é só decorativa? – A lareira esquenta e por não haver necessidade do uso de chaminés, não existe perda de calor, fazendo com que o aquecimento seja mais eficiente que numa lareira convencional.

Devo fechar todo o ambiente para que o aquecimento seja melhor? – Não, para que exista a combustão, o fogo sempre precisa de mais oxigênio, além é claro, de promover uma renovação do ar no local. Nunca utilize nenhum sistema de aquecimento com o ambiente totalmente fechado.

Posso usar álcool/etanol vendido nos postos de gasolina? – Não, não aconselhamos o uso desse tipo de combustível, pois ele contém substâncias residuais de petróleo, e sua queima gera gases poluentes, que podem fazer mal pra você e para sua família.

E a queima do álcool? Exala gases poluentes, que podem fazer mal à saúde? – Não, a queima do álcool gera vapor de água e dióxido de carbono em pequena quantidade, que não chega a ser prejudicial a nossa saúde.

Qual é o consumo de álcool e quanto tempo dura a chama? – Em média, 1 litro de álcool dura de 2 a 4 horas. Esta variação deve-se à abertura deixada no queimador e também o fluxo de ar que tenha no local. Quanto maior o fluxo de ar e a abertura deixada no queimador, mais rápido o álcool é consumido, porque a chama é mais intensa.