10 ótimas dicas para um bom churrasco!

Quando pensamos em churrasco, logo vem à mente a festa, a reunião da família e dos amigos. No Brasil, o churrasco é considerado uma das paixões nacionais. São mais de 180 milhões de churrasqueiros espalhados pelo país, cada um com o seu segredo para preparar uma carne mais saborosa, mas todos sabem, a melhor churrasqueira é essencial.

A tradição do churrasco nasceu na região sul do País e, por isso, os gaúchos levam o título de especialistas no assunto. O prazer em saborear uma boa carne pode ser aliado a uma alimentação saudável, rica em vitaminas e sais minerais. Muita gente não sabe que, se utilizarmos os acompanhamentos certos, o churrasco pode ser uma refeição equilibrada.

As saladas variadas, os carboidratos, como arroz e massas, mais as carnes resultam em uma refeição saudável e muito saborosa.

  1. A carne deve ser selada, ou seja, tostada rapidamente em toda a superfície para que os sucos permaneçam nela.
  2. Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando de todos os lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-a até chegar ao ponto desejado.
  3. A gordura, principalmente no caso da picanha, fica para cima. Só no fim é que deve ser virada para derreter.
  4. Para descobrir o ponto da carne sem cortar, pressione-a com as costas de um garfo. Regra geral: quanto mais macia, menos passada; quanto mais firme, mais passada.
  5. Nas carnes em postas, não saia do lado da churrasqueira em hipótese alguma. Se descuidar, passa do ponto.
  6. A brasa é linda, mas traiçoeira: pode apagar ou, se pingar gordura derretida, virar labaredas e queimar a carne.
  7. Para apagar o fogo de vez, use as cinzas do churrasco anterior.
  8. Para reavivar a chama, basta mexer um pouco com um pedaço de pau, que a cinza cai e a brasa fica mais forte.
  9. Carnes marinadas devem ser regadas com o molho do tempero durante o preparo. As que forem temperadas com sal grosso devem ter o excesso removido antes de serem colocadas na grelha.
  10. Não salgue carnes com antecedência. O sal facilita a exsudação, tornando a carne mais seca.